sexta-feira, 30 de outubro de 2009

atividade1.5

FICHAMENTO
1) Dados
a) Escola:
Nome: Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango
Endereço: Rua 22
Bairro: Vila Nova CEP: 75 840 000
Cidade: Santa Rita do Araguaia Estado: GO
Telefone: 64 3635 11 66 E-mail:

b) Educador (a):
Nome: Maria José da Silva Pereira
Disciplina: Língua Portuguesa/Artes
Série: 5º ano A

TEMA: projeto de leitura
1) Resumo:
Nesta atividade os alunos ouviram e leram os livros literários dispostos na biblioteca e no cantinho de leitura, reescreveram suas histórias preferidas e expuseram no mural do colégio. Os grupos apresentarão suas histórias de forma atrativa para toda a turma e o fechamento será feito por todos para todo o colégio.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Ciências Naturais, Geografia
3) Tecnologia usada: DVD
Vídeo Mudanças Climáticas
4) Materiais necessários:
•Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais, informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola
•Cartolina
•Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de cartazes
•Sucata ou outros materiais que possam ser usados para apresentação da pesquisa
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos:
•Possibilitar a compreensão do fenômeno das Mudanças Climáticas
•Estimular a pesquisa de ações humanas que contribuem para este fenômeno
•Estimular adoção de boas práticas para minimizar os impactos das Mudanças Climáticas
6) Procedimento:
Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por elaborar uma apresentação sobre um dos temas desta atividade:
1) Efeito estufa: como funciona, por que é benéfico à vida, quais gases constituintes da atmosfera estão relacionados com este efeito
2) Atividades humanas: quais atividades humanas são responsáveis pela emissão de gases que potencializam as Mudanças Climáticas (como gás carbônico e metano), quem são os principais países emissores, classificação das atividades em “processos industriais” e “mudança de uso da terra”
3) Conseqüências das mudanças climáticas: impactos no planeta que podem estar relacionados às Mudanças Climáticas (como furacões, enchentes, secas, etc), como estes eventos ocorrem
4) Atividades humanas: quais ações podem minimizar os impactos das Mudanças Climáticas, qual a relação destas ações com a minimização dos impactos
O material base para pesquisa dos grupos será o conteúdo do vídeo sobre Mudanças Climáticas. Passe uma vez o vídeo para todos da turma e disponibilize o material para que cada grupo levante informações específicas sobre seu tema. Caso a escola possua outros materiais de referência, forneça aos alunos para complementação da pesquisa. Com os conteúdos pesquisados, os grupos deverão elaborar uma forma atrativa de apresentar seus conteúdos (produção de maquete, cartazes, apresentação de teatro, jogo, etc.).
Cada grupo deverá fazer sua apresentação para toda a turma, esclarecendo os conceitos de seu tema. Conclua a atividade estabelecendo, junto com os alunos, as relações entre os quatro temas apresentados, que constituem a conceituação de como acontecem as Mudanças Climáticas e o que podemos fazer para minimizar seus impactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário