sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ativ1.2 Reflexão



Fazer a leitura correta do momento em que se vive é inteligência. Os analfabetos virtuais são pessoas que não se adaptaram às mutações e não fizeram delas seu universo. Por isso eu como professor e aprendiz procuro estar sempre me atualizando, pois tenho a responsabilidade de despertar nos alunos o interesse por novos conhecimentos, é por isso que procuro estar atenta às inovações. Sabemos que faltam, na sociedade, profissionais com domínio de tecnologias novas. A principal conquista deste novo tempo, consiste na reciclagem constante do ser humano, porque as mudanças foram muitas.
Na minha atuação como professora, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Pois, ser professor hoje é ser um eterno aprendiz de coisas e técnicas (métodos), pois dar aula é fazer com que o aluno aprenda. Mas eu professor também devo estar em constante aprendizagem através da mídia, de cursos e também com o meu próprio aluno.
O importante, como educadora, é acreditar no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo compreender e aceitar nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal. Pois, a aprendizagem se efetiva cotidianamente na interação professor aluno, aluno professor, ao mesmo tempo que a pesquisa e os conceitos vão sendo estudados. Na minha opinião o texto de Juan trata da nova realidade da globalização que anda acontecendo. Ele explica por que nos dias de hoje está dificil de se educar, pois, apesar de todos esses novos recursos tecnólogicos, parece que está cada vez que passa, mais complicado o processo de ensino aprendizagem, ele trata de aspectos, de que o aprendiz, por si só, tem meios de se chegar a uma própria aprendizagem e também de se confundir mais com esses novos recursos de informação. O autor, explica que todos esses novos meios de informação que andam surgindo, a escola já não é vista para alguns como a principal fonte de conhecimento, como acontecia no passado.
Explica que o aprendiz, pode por si só, pode adquirir conhecimento através da internet e outros meios. Mas na verdade na minha interpretação o autor tenta mostrar maneiras que o professor possa se informatizar e de certa forma se abituar com essa nova realidade do aluno e poder contribuir e orienta-lo nos perigos de uma mal informação. O texto explica que os educandos tem que preparar os alunos para uma analise critica da realidade e desenvolver o entendimento deles por que de certa forma cada vez que passa é exigido mais e mais dos alunos e é exigido uma aprendizado de muitos coisas de uma só vez.
Portanto o que mais me chamou atenção no texto, é porém o trecho que diz que com essa multiplicação informatica, bem como de mudanças culturais mais profundas, está sendo experimentado uma crescente incerteza intelectual e pessoal, por que pra mim é um fator negativo, pois, o professor, juntamente com os colaboradores da educação, tem que se atenar com essa nova perspectiva e se adequar a elas, para que possa se educar com responsabilidade e com a realidade, porém, não pode haver uma incerteza intelectual ou pessoal, e não pode deixar que se quebre a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário