sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ativ3.6

Relato de um projeto desenvolvido

O projeto que passo a relatar foi feito em grupo com o tema “Trabalhando com textos do escritor ZIRALDO”.

Foi trabalhado a leitura de livros do referido autor,charges e a história do mesmo, sendo que os alunos deveriam declamar poemas com destaque para o FLICTS, o livro sobre o qual os alunos fizeram uma pequena encenação.

O projeto contou com a participação de toda a escola e todas as séries ( 4º ao 9º ano).

Tecnologias utilizadas: computadores para pesquisa sobre a vida e obra do autor na internet, utilização da biblioteca da escola para pesquisa e leitura dos livros do autor. Para desenvolver o projeto foi necessário a utilização de câmara digital, DVD, filmadora, data show.

Atividades desenvolvidas: motivação inicial sobre as histórias conhecidas, obras; escolha e leitura de poemas; análise dos recursos visuais e auditivos do poema “FLICTS” de Ziraldo,

Os alunos visitaram um site que tinha ilustrações e fundo musical que reproduzem os passos de dança de uma cor; resposta oral e escrita a um questionário sobre o poema; projeção de vídeo sobre a biografia do autor do poema; recital para a própria sala de aula; recital para outros professores e apresentação para todo o colégio. Para a apresentação da encenação foram confeccionado roupas de acordo com a história e as cores relatadas no poema.

O projeto envolveu todo o colégio no decorrer do desenvolvimento também houve apresentações teatrais de sua principal obra o menino maluquinho,assistiram filme, desenvolveram jornal, quebra- cabeça e outras atividades.

Estratégias criadas pelos alunos: representação do Flicts dançando e encenando enquanto o narrador ia lendo o poema; declamação de poemas para outras turmas de alunos.

Atitudes e procedimentos mobilizados: desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de forma integrada, participativa e descontraída, compreensão do espaço escolar como espaço de criação, vivência e crescimento social, valorização do espírito de grupo e companheirismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário