sexta-feira, 30 de outubro de 2009

atividade 1.7

Estado de Goiás
Secretaria de Estado de Educação
Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango
Santa Rita do Araguaia


Professora: Maria José Silva Pereira
Público alvo: alunos e comunidade em geral
Período de Realização: Ano letivo de 2008


Projeto: Espaço de Cidadania / Escola Aberta

Introdução:

O Projeto Espaço de Cidadania/ Escola Aberta é um proposta educacional da Secretaria Estadual de Educação, o qual tem como objetivo principal transformar o ambiente escolar em ambiente comunitário, visando a valorização do ser humano e a paz dentro do contexto da convivência e do fortalecimento da cidadania. Para tanto propõe abrir a escola aos finais de semanas de forma sistemática, planejada e organizada pela professora coordenadora.
Partindo do pressuposto que cabe à escola proporcionar situações complexas a fim de que os educandos possam aprender a viver junto, a conviver, a interagir. Todos os momentos da escola precisam ser planejados dentro de um contexto socializador, onde a comunidade escolar, família e alunos, precisam incorporar os conteúdos atitudinais e relacionarem-se como cidadãos críticos, conscientes e participativos, alcançando uma convivência saudável, respeitando e aceitando a diversidade humana.
Assim este Projeto vem proporcionar um ambiente de lazer, entretenimento e crescimento às crianças, adolescentes, jovens, enfim, a toda comunidade escolar, do bairro, e/ou da cidade.

Justificativa:

A educação para a cidadania busca desenvolver competências para interagir e integrar o aluno com o meio, respeitando as diferenças e a diversidade que constituem o ser humano e a sociedade.
Para tanto a ação pedagógica deve estar voltada para a transformação da cultura da violência em cultura da paz, envolvendo todos nós na construção e reconstrução desta cultura, para que a escola possa tornar-se um espaço eficaz de inclusão que abra espaços para o aluno estreitar laços, interagir, integrar e participar, tornando-se um ser que se comunica, interage, convive e alcança seus objetivos como cidadão.
A busca da inclusão social e disseminação da cultura da paz remete-nos à necessidade de criar novas oportunidades para que pais, alunos, professores, agentes educacionais e comunidade em geral possam consolidar a sua cidadania plena e a cultura da paz.
Nesta perspectiva o presente projeto busca transformar o ambiente escolar em comunitário, em espaço de inclusão social de aprendizagem permanente e de respeito com o próximo. Constituindo-se, assim para todos em um espaço de significação, quer do ponto de vista espacial, social¸ quanto do pedagógico e do lúdico.
Sabedores da importância de “transformar” a realidade social dos alunos, tirá-los das vivências em situações de vulnerabilidade, solidão, gravidez precoce, desemprego, perda do poder aquisitivo, falta de perspectivas; o Projeto Espaço de Cidadania / Escola Aberta vem propor a transformação da escola autoritária e fechada numa escola aberta e solidária.

Objetivo Geral:

Romper o velho paradigma de que o trabalho da escola deve ser tão somente o ensino formal, em detrimento das vivências e interferências diárias de cada aluno / a ou pessoal envolvido, e transformar o ambiente escolar em comunitário, em espaço de inclusão social de aprendizagem permanente, de respeito aos conhecimentos adquiridos pela humanidade ao longo dos anos buscando a cidadania plena e a cultura da paz, através de um circuito cultural que envolve música, dança, teatro, cinema, esporte, lazer, novas tecnologias, enfim, todas as formas de expressão humana.

Ações:
Vivenciar e experimentar atividades que proporcione às pessoas da comunidade escolar, maior interação, flexibilidade, tolerância e confiança nas relações. Com o objetivo de promover a valorização do bem público o protagonismo juvenil, à inclusão social e a relação com a comunidade mediante a proposta da abertura das escolas durante os fins de semana e feriados.
Observando o interesse da comunidade escolar o presente projeto visa desenvolver as seguintes atividades:
• Atividades lúdicas para crianças;
• Oficinas temáticas: artesanato, contação de história, leitura, brinquedos e brincadeiras, crochê, vagonite, dança, sessão de cinema, aulas de reforço, redação, gincana, palestra.
• Oficinas esportivas: futsal, futebol, vôlei, queimada, recreação, sala de jogos (dama, pega varetas, dominó, xadrez, quebra-cabeça, jogo da memória, baralho).
• Promover eventos: Rifas e Feira de Artesanatos ( para arrecadar fundos para adquirir os materiais das oficinas).

Recursos tecnológicos: Biblioteca Cora Coralina; Aparelho de som e DVD, Computador e Máquina digital.

Metodologia:
No Colégio Estadual “Ivo de Moraes Cajango” o Projeto Espaço de Cidadania / Escola Aberta será desenvolvido nos finais de semana, sendo 6 horas no sábado e 2 horas no domingo, sob a minha coordenação, Professora Telhamar Rezende de Farias.
A realidade concreta dos jovens e seu contato com o mundo serão trabalhados a partir de eixos tais como: inclusão social, cidadania - convivência cidadã, direitos humanos, ética, diversidade cultural / étnico racial, desenvolvimento sustentável, protagonismo juvenil, saúde – esporte – vida, melhoria da qualidade de vida que servirão de Norte para os projetos específicos das oficinas, dos cursos, das exposições, dos seminários, dos campeonatos, dos torneios, das gincanas, das palestras, etc.
As oficinas e cursos serão realizados pela professora coordenadora deste projeto e terão definição prévia do tema, carga horária, dia e horário marcados, respeitando a demanda e a realidade da escola.
Tais oficinas e cursos serão trabalhados de maneira que cada participante pense e repense o apreendido de forma alternativa, associando sempre os saberes que conquista com a vida que se leva.
Todos os trabalhos visam atender as necessidades da comunidade, priorizando o despertar da consciência da cidadania e da cultura da paz, resgatando assim, ações de solidariedade, respeito e cooperação entre os participantes.

Pessoal envolvido:
Alunos, professores coordenadores das SRE, servidores, pais e parceiros da comunidade envolvidos estarão garantindo a execução do Projeto Espaço de Cidadania/Escola Aberta.
Todas as iniciativas terão como público-alvo os jovens do colégio e da comunidade circunvizinha, embora qualquer pessoa possa participar e/ou beneficiar das atividades das ações do projeto.

Avaliação:
A Avaliação é importante como ponto de partida para o planejamento e a organização de atividades. A avaliação indicará os pontos que precisam desenvolver e permitirá a criação de condições favoráveis de interação com os participantes. Além disso, seus resultados vão orientar o planejamento, ajudando a propor e executar ações. Com isso, pode-se mudar estratégias e procedimentos para buscar resultados satisfatórios.
Este projeto será avaliado por todo o pessoal envolvido, tanto no momento de sua elaboração quanto da execução, o que possibilitará adequação das ações durante o processo.

Referências bibliográficas:
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais.

OLIVEIRA, Ivone Boechat de. Uma escola que ensina a amar. Brasília, 2000.

_______________________. O futuro chegou – reflexões sobre o cotidiano. Rio de Janeiro: Reproarte Gráfica Editora, 1999.

_______________________. Educar para a Felicidade. Rio de Janeiro, 1999.

_______________________. O desafio da educação para um novo tempo. 2ª ed, Rio de Janeiro, 1999.

RIBEIRO, Dr. Lair. Auto-estima – aprendendo a gostar mais de você. 21ª ed. Objetiva, 1994.

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